DOULA

Gravidez | Parto | Pós-parto | Perda Gestacional
Banho de ervas e Fechamento dos ossos

Apoio emocional e informativo, a mulheres/casais durante a gravidez, parto, pós-parto, pré-concepção e perda gestacional.

O apoio é realizado através de sessões de acompanhamento online, ou presenciais, com a duração de 2h.

Esperando um irmão

ACOMPANHAMENTO NA GRAVIDEZ

O acompanhamento na gravidez engloba suporte emocional, esclarecimento de dúvidas e partilha de informação, de acordo com as necessidades da mulher/casal. Inclui também suporte no planeamento e desmistificação do trabalho de parto, da dor, bem como dos medos e dúvidas comuns sobre a gravidez, o parto e o pós-parto.

ACOMPANHAMENTO NO PARTO

Durante o parto a doula permanece ao lado da gestante criando uma esfera de protecção e confiança facilitadoras da progressão do trabalho de parto. Proporciona suporte emocional, assegura o conforto físico, propondo medidas como o duche ou banho, técnicas de relaxamento e de respiração, entre outras. A doula pode também facilitar a comunicação com a equipa médica, de forma a garantir que a gestante/casal dispõe da informação necessária para tomar decisões de forma mais consciente.

parto Centro
Mãe e bebê

ACOMPANHAMENTO NO PÓS-PARTO

O acompanhamento no pós-parto engloba o apoio na recuperação física e emocional da experiência de parto, independentemente do tipo de parto. Contribuir para que a mãe sinta bem-estar aumentando a sua auto-estima e confiança, na capacidade de cuidar do seu bebé, resgatando a sua sabedoria intuitiva. Partilha de informação e análise sobre as mudanças físicas, emocionais, psicológicas e espirituais da gravidez, parto, pós-parto e parentalidade. Apoio na elaboração do plano de pós-parto, caso este ainda não tenha sido realizado. Facilitação do vínculo entre a mãe/pai e o bebé. Informação sobre cuidados ao recém-nascido e auxílio nos primeiros cuidados ao bebé. Realização de pequenas tarefas em casa, de acordo com as necessidades da mãe, como preparar uma refeição leve, ou tomar conta dos irmãos mais crescidos.

ACOMPANHAMENTO NA PERDA GESTACIONAL

Porque a perda de um bebé durante a gravidez, é de facto uma perda, pelo que implica um processo de luto. Porque por se tratar de uma perda durante a gravidez, o seu impacto é por vezes desvalorizado, não se dando tempo e espaço para a elaboração das dores da alma, dos sentimentos de culpa, das inseguranças e dos medos que podem permanecer nas gestações seguintes. Porque ninguém precisa passar por este processo sem acompanhamento.

heart-700141_960_720_edited.jpg
pendurado Ervas

BANHO DE ERVAS E FECHAMENTO DOS OSSOS

Prática ritual ancestral de cuidado da mulher realizada no fecho de um ciclo de vida, em ciclos como o pós-parto, perda gestacional, menopausa, após um divórcio, mudança de emprego, ou noutras situações significativas para a mulher. Proporciona um estímulo do corpo, a limpeza de toxinas e a restituição ao corpo físico, mental e emocional, de um estado de maior tranquilidade e foco.

As doulas não efectuam quaisquer actos médicos, diagnósticos clínicos, ou prescrição de medicamentos.

Os meus serviços enquanto Doula respeitam o Código de Ética da Doula da Rede Portuguesa de Doulas.